Mel da Caatinga Conquista o Mundo e Valoriza o Sertão Nordestino

Entre as plantas espinhosas da Caatinga, um ouro líquido vem transformando a vida de centenas de famílias do semiárido: o mel orgânico da Caatinga, hoje exportado para países como Alemanha, França, Estados Unidos e Japão.

Com apoio de cooperativas locais, do Sebrae e de programas do governo federal, pequenos produtores do Sertão de Pernambuco e Rio Grande do Norte estão conquistando o mercado com um produto diferenciado: mel com sabor único, aroma floral e origem 100% sustentável.

“A abelha aqui não precisa de flor cultivada. Ela visita as plantas nativas da Caatinga, que têm um néctar exclusivo. Isso dá ao nosso mel um valor agregado altíssimo”, explica o apicultor Antônio Batista, de Serra Talhada.

O projeto tem impacto direto na preservação do bioma, já que a apicultura não exige desmatamento. Ao contrário: incentiva a conservação da vegetação nativa, uma vez que as abelhas precisam de flores silvestres para produzir.

Hoje, o mel da Caatinga está presente em redes gourmet e empórios finos, com selo de Indicação Geográfica (IG), agregando valor e reconhecimento internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido !!